terça-feira, 12 de março de 2013

Fazenda Taquarussu - Paranapiacaba SP

Hoje vou falar sobre a trilha para a Fazenda Taquarussu em Paranapiacaba SP. Vou contar um pouco de como foi essa aventura. Eu fiz essa trilha em junho de 2011.
Estávamos esperando um ônibus para Paranapiacaba em Rio Grande da Serra quando apareceu um senhor entregando panfletos de trilha. Fomos para Paranapiacaba e quando chegamos lá decidimos fazer trilha com esse senhor. Ele faz parte de um grupo ambiental chamado Caneco Verde e é super famoso na cidade, o pessoal o conhece como seu Caneco Verde (segundo vi na internet ele se chama Antonio). Ele tem o costume de ir recolhendo todo o lixo que encontra nas trilhas para manter o local limpo. O seu Caneco Verde cobrou apenas R$ 5,00 por pessoa.
Saímos para a trilha as 10 da manhã. O Seu Caneco não deixou tão claro a distância e o tempo de duração e ainda bem tínhamos levado algo para comer. São 4,5 km até a fazenda e além disso fomos em um laguinho e uma mini cachoeira. O caminho ida e volta dá cerca de 12 km. A maior parte da trilha é feita em uma estrada de terra. O nosso guia ia explicando diversas coisas durante o caminho, quem não prestava atenção levava bronca. Eu levei uma super bronca por pisar na lama quando era pra pisar no cantinho. Além disso o seu Caneco fica o tempo todo dizendo para andar no lado direito da estrada, pois há o perigo de aparecer um carro ou uma moto e não ver a gente. Quem não anda no canto direito da estrada também leva bronca! Mas todo mundo deveria fazer trilha com o seu Antonio pelo menos uma vez!
A fazenda é um lugar muito lindo, acredito que nunca tenha visto um lugar tão bonito. Sobre a fazenda: "A Fazenda Taquarussu é vizinha de Paranapiacaba, localizada no município de Mogi das Cruzes. É uma antiga fazenda de eucaliptos que abastece comerciantes na região. O proprietário, Sr. Sirio Begliomini, chegou à mesma em 1939, com 14 anos de idade, no início da II Guerra Mundial. A fazenda forneceu lenha e carvão para as máquinas em Paranapiacaba durante o conflito, pois a Inglaterra não estava em condições de exportar o carvão mineral." (fonte: Internet)
A cachoeira era bem pequena. Dava para entrar no laguinho, o pessoal entrou, mas não tive coragem, pois por ser junho, estava gelado demais.
Chegamos de volta na cidade por volta das 16:00.

Mapa - Paranapiacaba































Nenhum comentário:

Postar um comentário