sábado, 16 de março de 2013

Trilha da Água Fria - Paranapiacaba SP

No início de março de 2013 fomos para Paranapiacaba. Como sempre, fomos até a estação de Rio Grande da Serra e pegamos um ônibus que vai até a parte alta do vilarejo. O nosso interesse era ir na trilha da Cachoeira da Fumaça ou Lago do Cristal, porém para ir nesses com guias é necessário marcar por telefone antes, pois eles costumam sair bem cedo e o início da trilha é perto de uma fábrica (Solvay) no meio da estrada entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba.
Chegamos na cidade e encontramos um senhor chamado Cláudio que é guia. Ele disse que poderia nos levar na trilha da cachoeira da Água Fria e Trilha da Pontinha. O preço foi R$ 20 por pessoa. Eu estava com mais duas pessoas e se juntou ao grupo um casal e uma moça que estava sozinha, todos muito simpáticos. O passeio durou por volta de 3:30 incluindo diversas paradas. É um bom passeio pra quem não esta acostumado a andar. É permitido ir nessas trilhas somente com guia. Esse guia foi bem legal, ele deixava a gente a vontade, vivíamos ficando para trás para tirar fotos e ele nem ligava, o que era ótimo!
A trilha da Água Fria é interessante para quem gosta de andar no meio do mato, já a trilha da Pontinha tem trilhas mais abertas, ideal para quem quer fazer trilha, porém não gosta muito de mato perto demais.
Fomos primeiro na Cachoeira da Água Fria. Andamos por um tempo na estrada do Taquarussu até um local aonde tem uma ponte que o Rio Grande passa por baixo da estrada, a beirada da ponte é de pedra e lá é a entrada da trilha. Tem uma placa com o nome de "Trilha da Comunidade", esta é mais longe do que a que nós fomos e vai até as nascentes. A trilha da Água Fria é feita no meio do mato, é bem legal, dá uns 15 minutos até a cachoeira. No caminho é preciso cortar para o outro lado diversas vezes um riozinho (Rio Grande) e o guia ia ajudando cada um a atravessar. Vimos alguns sapos no meio do caminho.
Até eu que não gosto muito de água quis me molhar um pouco na cachoeira. Depois voltamos por um caminho diferente do que o que tínhamos ido, que saiu na mesma estrada que estávamos, este caminho também no meio do mato (muito legal!).
Segundo o nosso guia, se deve fazer trilha com roupas brancas ou claras. Quase todo mundo estava de preto e ele disse que os borrachudos picam muito mais quem esta com roupas escuras. Eu, ainda bem, não tive nenhuma picada, mas dependendo é legal passar repelente antes de ir.

Contato:
Sukitur Paranapiacaba
Marcos Sukita: (11) 97587-0129/ (11) 97970-0951
email: paranapiacabaturismo@yahoo.com.br
Claudio Mariano: (11) 97210-8520/ (11) 99468-8418 (guia que nos levou nessa trilha)
email: ecoverdeparanapiacaba@yahoo.com.br

Losano Bio Aventura
Osmar Losano (Biólogo): (11) 4439-0144/ (11) 98844-0755
losanobio@hotmail.com / losanobio@gmail.com


Cachoeira da Água Fria




















Nenhum comentário:

Postar um comentário