sábado, 4 de maio de 2013

Cachoeira São Francisco - Juquitiba SP

A Cachoeira São Francisco fica a uma distância de 9 km da cidade de Juquitiba.
Escolhemos um péssimo dia para visitar essa cachoeira, estava chovendo. O que nós não sabíamos é que a estradinha que vai até essa cachoeira fica em péssimas condições quando chove, cheia de lama e enormes poças de água. Voltamos com o carro todo cheio de lama, praticamente fizemos um rali com o carro, então eu recomendo que se esse não é o seu objetivo, é melhor ir em um dia de sol. Nós ainda queríamos ter chegado a Cachoeira do Monjolo que é bastante próxima da Cachoeira São Francisco, mas não conseguimos.
Quando a primeira grande poça de água apareceu na estrada, nós ficamos sem saber o que fazer. Primeiro tentamos passar pela grama, mas descobrimos que fazer isso não é uma boa ideia, pois o carro atolou. Depois de muito acelerar conseguimos voltar de ré. Vimos que a poça não era tão funda e deu para passar por cima dela. Ao longo do caminho encontramos diversas dessas poças e depois de bastante tempo conseguimos chegar na Cachoeira São Francisco. 
A Cachoeira São Francisco é bastante bonita, tem várias quedas, mas não é muito grande. Se não fosse a placa com o nome da cachoeira, seria bem difícil de encontrá-la. Dá pra entrar em dois lugares no mato para vê-la, um que sai na parte de cima da cachoeira e um que sai na parte de baixo. Esse que sai na parte de baixo da cachoeira permite uma melhor visibilidade, porém é bastante ingrime e por estar chovendo estava totalmente cheio de barro e escorregadio e não conseguimos descer.
Na estrada vindo para a cachoeira, quando se chega em um campo de futebol, se entrar a esquerda sai na Cachoeira São Francisco e a direita na Cachoeira do Monjolo. Voltamos para entrar na Cachoeira do Monjolo, porém encontramos uma poça tão grande na estrada que decidimos que não ia ser uma boa ideia passar. A Cachoeira estava próxima da onde paramos, mas naquele momento não sabíamos disso.
Posteriormente fizemos uma segunda visita à cachoeira em um belo dia, a estrada apesar de ser de terra, estava em boas condições e conseguimos visitar ambas as cachoeiras.

Mapa - Cachoeira São Francisco























Nenhum comentário:

Postar um comentário