terça-feira, 29 de outubro de 2013

Igreja Nosso Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba - Paranapiacaba SP

Quem chega em Paranapiacaba SP pela parte alta da vila logo já encontra a Igreja Nosso Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba. Ela fica no alto e pode ser vista de praticamente toda vila. Atrás da Igreja fica o cemitério.

Texto de uma das placas:
"No período colonial brasileiro a Igreja Católica era muito forte e, para demonstrar seu poder era comum suas construções serem no alto dos morros, em locais de maior destaque.  No final do século XIX mantendo ainda este poder, foi construída a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, que se tornou um pouco de referência na Vila, ao lado do cemitério, que teve sua construção autorizada em 06/04/1863.
A Igreja e o cemitério foram construídos graças à participação ativa de Bento José Rodrigues, um dos primeiros moradores da Parte Alta."

Texto da outra placa:
"É ponto de referência na paisagem da Parte Alta. Sua pedra fundamental foi lançada em fevereiro de 1884, e, em agosto do mesmo ano foi celebrada a primeira missa. Ao longo dos anos estabeleceu-se, em sua volta, uma comunidade que estabelecia relações comerciais e de serviços com os trabalhadores da ferrovia. Em 1889 foi criada a Irmandade Religiosa Leiga do Bom Jesus. Esta zelava pela Igreja e organizou festas para o padroeiro da vila. Nesse mesmo ano, em reforma realizada, foi adicionada a torre da capela e inscrito em sua fachada a data de 1889 em comemoração a esse feito."

Mapa - Igreja Nosso Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba


















Nenhum comentário:

Postar um comentário