sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Paranapiacaba SP

Um lugar que eu recomendo muito que visitem é Paranapiacaba SP, uma vila histórica que fica numa região com diversas cachoeiras e muita mata. Já fiz alguns posts sobre a vila, eles se encontram no seguinte link: Posts de Paranapiacaba. Localizada na serra do mar, frequentemente a vila fica coberta de neblina, às vezes tão forte que você não vê nem a pessoa que está a sua frente. Fica muito legal! Dessa vez a neblina ia e voltava, mas estava fraca.
Eu fui pela sétima vez acredito, mas infelizmente não demos tanta sorte como nas demais vezes. Como sempre, fomos de trem, o que para nós demora por volta de três horas incluindo o ônibus em Rio Grande da Serra, mas dessa vez o ônibus de Rio Grande da Serra estava de hora em hora e demoramos um bom tempo para conseguir embarcar nele. Enquanto estávamos na fila esperando o ônibus, vi que o Seu Caneco Verde continua como sempre indo para Paranapiacaba aos finais de semana, o que achei bem legal, porque não tinha mais ouvido notícias sobre ele.
Cheguei na vila já era onze horas da manhã. Para ir em trilhas é ideal que se chegue até dez horas da manhã, o que significa que todos os guias já tinham partido para as trilhas e teríamos que esperar até eles voltarem. A nossa vontade era fazer a Trilha do Mirante, que nunca fizemos inteira. Uma vez por volta do ano 2000, quando não precisava ir com guias nas trilhas, chegamos a começa-la, mas como estávamos com outras pessoas, uma parte quis desistir, ai todos acabamos voltando. 
Por volta da uma da tarde conseguimos conversar com um guia, mas havia poucas pessoas que queriam ir em trilhas e ao propor ir na Trilha do Mirante, o guia disse que tinha voltado de lá e que como estava nublado e não dava pra enxergar a Baixada, ele preferia não levar ninguém lá, então ele optou por levar na Trilha da Pontinha, mas como já tínhamos feito essa trilha anteriormente, optamos por não ir.
Ficamos pela vila e visitamos diversos pontos. Chegando pela parte alta há a Igreja Nosso Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba, ela fica na parte mais alta e pode ser vista de praticamente toda vila, atrás dela fica o cemitério. Descendo ruas ingrimes, chegamos a parte baixa da cidade, passamos pela ponte que passa por cima da linha ferroviária aonde se pode andar de Maria Fumaça e visitar um museu sobre os trens. Na parte baixa, logo na entrada há o Bar da Zilda e várias pequenas lanchonetes. Achei interessante o cartório da vila, muito pequeno e em uma casinha no estilo da vila. No caminho tem o Pau da Missa, uma árvore em que afixam avisos como missas, falecimentos, entre outros. Logo em frente há o viradouro, utilizado para virar locomotivas. Na vila também pode ser encontrado, o Antigo Mercado Municipal, Clube União Lyra Serrano, Museu Castelinho, Galpões Ferroviários. Há uma fonte de água potável e descobri que logo atrás dela há um caminho muito bonitinho com escadas que chega no Museu Castelinho.
Além de trem e ônibus vindo de Rio Grande da Serra, dá para ter acesso à vila de carro, há um estacionamento na parte alta da cidade. Depois a pé é possível dar uma volta na vila inteira.

Mapa - Paranapiacaba



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário