quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Rafting - Juquitiba SP

No Rio Juquiá em Juquitiba SP é possível fazer rafting. As corredeiras de Juquitiba são nível II e III, sendo ideal para iniciantes. O rio Juquiá estava calmo e foi possível pular do bote três vezes, estava tão gostoso na água que não dava vontade de sair, dava até para colocar o pé no chão no rio. 
Enquanto não começa o rafting, é permitido ficar brincando com stand up paddle. Para o rafting, a primeira parte é a colocação do equipamento, capacete e colete salva-vidas. Depois um instrutor explica os comandos que serão usados no rio, que para quem está fazendo pela primeira vez, sempre são esquecidos logo em seguida. Fiz o rafting pela empresa Canoar, existe a opção do Rio Abaixo também, o instrutor que foi no meu bote foi o Bruno e ele é muito bom. Andamos um pequeno trecho até o local de início do rafting, local com águas calmas e que permite um treino dos comandos. A primeira corredeira a ser enfrentada é a Corredeira Pauleira.
Há uma parte no rio que o bote é colocado num refluxo de uma corredeira, local aonde o bote fica em alta turbulência e com muita água vindo no bote. É colocado uma pessoa na frente, que é a pessoa que receberá mais água na cara e essa pessoa fui eu. Depois do refluxo, ficamos sentados na pedra ou dentro da água nas margens vendo os outros botes irem no refluxo. Muitas pessoas caíram do barco! Mas é muito legal. Depois há algumas corredeiras calmas e no final uma corredeira bem grande, que descemos duas vezes. Depois da primeira descida, o barco é carregado por uma lateral de pedra novamente para cima e assim desce de novo. Nessa parte se chega na represa Cachoeira do França e é o local do fim do rafting. Nessa parte viramos o barco! Eu machuquei um pouco o pescoço nisso, mas foi legal ir nadando com o colete até a margem. Então é oferecido um suco, os meninos ajudam a carregar os botes para cima e voltamos de ônibus para a base, porém não demos sorte, o pneu do ônibus furou e fomos um bom trecho a pé.
O preço para cerca de 5,5 km de rio foi R$90. Durante o percurso, um moço vai tirando fotos e o cd de fotos custa R$ 50.

Mapa - Rafting









































Nenhum comentário:

Postar um comentário