sábado, 21 de junho de 2014

Lavas Almofadadas - Pirapora de Bom Jesus SP

As lavas almofadadas de Pirapora do Bom Jesus são um registro geológico que não é comumente encontrado e tem grande valor. Em um simples barranco no meio da cidade, elas passavam despercebidas, até que foram encontradas pelo geólogo Mário Figueiredo que havia tido contato com elas no seu doutorado no Canadá. 
Estas lavas almofadadas, também chamadas de pillow lavas, se formam no fundo do oceano. Lava está sendo expelida formando bolsas arredondadas e com a água se resfria, formando uma borda de rocha, mas como lava continua sendo expelida, esta se rompe e a borda endurece novamente e este processo continua sucessivamente. Um dia o local esteve embaixo de água e normalmente teria sido consumido (destruído em zonas de subducção), ou seja, afundado em baixo de uma placa tectônica e voltado a ser magma, mas este milagrosamente acabou se preservando. Esta feição geológica tem mais de 600 milhões de anos. O local atualmente sofre intemperismo (chuva, calor, vento etc) e estas rochas vão se tornando solo aos poucos.
Uma placa foi colocada pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc - USP) para informar os visitantes e moradores.

Mapa - Lavas Almofadadas











Nenhum comentário:

Postar um comentário